segunda-feira, 20 de junho de 2016

Mestre Toledo


Senhor Toledo, Luthier e musico

O celeiro cultural de Pinheiro em mais uma de suas buscas na cidade encontrou no bairro do Fomento, mais precisamente no residencial  verdes campos , O senhor Benedito Costa Araújo,  popularmente conhecido como Toledo.
Um senhor de 65 anos de idade  filho do musico  Raimundo João Araújo e da dona de casa  Etelvina Costa Araújo, Toledo é natural da cidade de Perimirim mais filho de Pinheirense, veio para  Pinheiro aos 18 anos de idade, segundo ele veio atrais do que ele mais gostava de fazer que é trabalhar com musica.
Seu Toledo já trabalhou como carpinteiro e marceneiro, mais atualmente ganha a vida fazendo o que lê deixa feliz e lê da prazer que é trabalha com musica.
Além de musico o seu Toledo também tem o oficio de Luthier ( profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda ), já fez banjos para vários músicos de diferentes cidades como : São Bento, Alcântara, e ate cidades tradicionais no ramo do bumba- meu- boi  como Axixa e São Luis .
Com o conhecimento em técnico de eletrônica o senhor Toledo faz o banjo desde a parte de madeira ate a parte elétrica .
Como musico o senhor Toledo já tocou em vários grupos de pinheiro como: banda do finado Hermogenes, Banda de Valeriano, banda de João oliveira, banda de Moaci, e a banda de Lauro Mondego que é a que ele toca atualmente.
Mas também já tocou fora do Estado na banda Baré de Manaus, onde morou por 6 anos, e na na banda do Manoel Gomes em Teresina , cidade onde morou por 8 anos.



 Senhor Toledo no momento que se preparava para toca um clássico do bumba-meu-boi



Ferramentas utilizadas para fabricação de banjos e reparos de instrumentos musicais



Nada mais justo, como estamos no período das festas juninas uma palhinha do senhor Toledo tocando um clássico do Bumba-meu-boi Maranhense.

 

sexta-feira, 10 de junho de 2016

V Conferência de meio Ambiente do IFMA

IFMA de pinheiro

No dia 04 de junho de 2016 aconteceu no IFMA a  V Conferência do Meio Ambiente, que teve como tema os "Desafios de uma sociedade sustentável"  essa ação aconteceu por meio de palestras e apresentações de trabalhos dos discentes e colaboradores.
A conferência de Meio Ambiente do IFMA teve inicio em 2012 desde então conta com a colaboração de profissionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA),  Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e também com as,  Secretarias  Estadual e Municipal de Meio Ambiente, além dos alunos e professores do IFMA, campos de Pinheiro.
 A programação durou o dia inteiro, contou com apresentação de dança, Técnicas de aquecimento e alongamento com o Professor Rodrigo,apresentação do coral (Turma de Meio Ambiente mat. 2016 e Marketing 2015), Palestra sobre desenvolvimento sustentável e dilemas socioambientais, ministrada pela doutora em geografia e professora do curso de licenciatura em ciências humanas da UFMA  (Fernanda Cunha de Carvalho), Encenação teatral (Turma Meio Ambiente mat. 2016), Palestra de Produção e consumo sustentável com o consultor do SEBRAE- Antônio Vilson Silva Dias, Salas temáticas entre outras atividades.
Como  sabemos, várias coisas que já não têm mais utilidades podem ser reaproveitadas, podendo assim voltar a ter utilidade, esse processo é chamado de reciclagem.
RECICLAGEM: É um conjunto de técnicas que tem como objetivo aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram.Eles são coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
As pesquisas informam que cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Parece ser pouco, mas se somarmos a população brasileira veremos que todo esse lixo se transformara em milhões de toneladas.
Veja um exemplo de diferentes materiais e o tempo que eles levam para se decompor no meio ambiente.
Jornais: 2 a 6 semanas, Embalagens de papel: 3 a 6 meses, Fósforo e pontas de cigarros: 2 anos, Chicletes : 5 anos, Nylon : 30 anos, Tampas de garrafas: 150 anos, Latas de alumínio: 200 a 500 anos, Isopor : 400 anos, Plástico: 450 anos, Fralda descartável comum: 450 anos, Vidro: 1 milhão de anos.


Foto da exposição  da cooperativa Marias de Pinheiro, que vem com um trabalho muito bonito de  reciclagem de vidros , unindo a arte e vontade de ver um mundo melhor, tirando assim do solo milhares de vidros que podem levar ate 1 milhão de anos para se decompor no meio ambiente.


Foto dos alunos da turma de informática -A  da profª. Alessandra, que teve como tema materiais recicláveis.

Aluna da turma de informática, nos mostra um belo  vazo de flor feito com garrafa pet, material esse que pode levar cerca de 450 anos para se decompor no meio ambiente.

 


Alunas da turma de Meio Ambiente da Profª Meire e Jacira, falaram do comércio ilegal de animais silvestres, e com muita criatividade reciclaram produtos que poderiam poluir o meio ambiente para ilustrar os animais.  
Pouca gente sabe mais o comércio ilegal de animais silvestre é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.
O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes de animais devido a sua imensa diversidade de peixes, aves, mamíferos, répteis, anfíbios e outros.
Além disso as condições de transporte são péssimas. Muitos morrem antes de chegar ao seu destino final.

Fabricação de sabão caseiro através do óleo de cozinha 


 O óleo de cozinha quando descartado incorretamente pode trazer grandes danos ao meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera.
Aqui nessa foto podemos ver os alunos reciclando óleo de cozinha na fabricação de sabão ecológico.